Em mais um artigo da série - Como utilizar o Office 2010 aqui no ComputerDicas vamos abordar a criação de mala direta no Word 2010. A utilidade da mala direta no Word é de criar um documento de texto para vários destinatários, este recurso possibilita cadastrar vários tipos de informações em um banco de dados em forma de tabela com o objetivo de organizá-las para impressão em larga escala. Geralmente a mala direta é utilizada para criar cartas e correspondências para uma lista de contatos.


Para criar sua mala direta vá até a guia Correspondências, clique no botão Iniciar Mala Direta.

Iniciar Mala Direta

Em seguida clique em Assistente de mala direta passo a passo.

Assistente Mala Direta

Então o painel do assistente da mala direta se abrirá á direta do Word 2010, seleciona a opção cartas e cliquee siga para o próximo passo:

Mala Direta Passo 1

No próximo passo você deverá escolher a forma como irá criar o conteúdo do texto da mala direta. São 3 opções Usar documento atual (para criar seu próprio texto), Iniciar com base em um modelo (utilizar os modelos personalizados) e Iniciar com base em documento existente. Seguiremos com a opção Iniciar com base em um modelo, logo você deverá escolher um modelo previamente personalizado que atenda suas necessidades e seguir para o próximo passo, veja na imagem abaixo um exemplo:

Mala Direta Passo 2

No passo seguinte você escolherá a forma como os destinatários serão utilizados na mala direta. São 3 opções: Usar uma lista existente, Selecionar nos contatos do Outlook e Digitar uma nova lista. Para criar sua própria lista de destinatários selecione a opção Digitar uma nova lista e siga os procedimentos.

Mala Direta Passo 3

Depois de criar a lista de destinatários da mala direta você deverá salvá-la em uma pasta segura:

Mala Direta Passo 4

Salvando a lista de destinatário:

Mala Direta Passo 5

No próximo passo você já poderá incluir os campos de mesclagem posicionando o mouse no local desejado e clicando em Inserir campo de Mesclagem no documento da mala direta. E por fim clique em Visualizar Resultados para que os campos mostrem as informações cadastradas na lista de destinatário:


Concluindo, temos um excelente recurso do Office 2010 com a capacidade de gerenciar imensas listas de contatos, endereços e etc para a criação de mala direta. Pratique neste tutotial, qualquer dúvida entre em contato pelos comentários.

Até a próxima!

6 Comentários:

  1. Fico grato em ajudá-lo.

    Obrigado pela visita Bryan.

    ResponderExcluir
  2. estou tentando criar uma mala direta para enviar email e não estou conseguindo... no fim de tudo, clico para enviar e não acontece nada, apenas abre meu programa de email e depois mais nada. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Valeu, graças a vc eu já sei o que é uma mala direta, agora estou só um pouco confunso por causa das listas mas já tenho um pouco de conhecimento bem favorável. e novamente obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, graças a vc eu já sei o que é uma mala direta, agora estou só um pouco confunso por causa das listas mas já tenho um pouco de conhecimento bem favorável. e novamente obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá, por favor preciso de uma orientação.
    Eu utilizo o recurso de mala direta via email, mas depois que mudei para o Office 2010 não consigo mais gerar os emails depois da mesclagem. Devo fazer alguma configuração especial? O meu programa padrão não é o Outlook.

    ResponderExcluir