6 formas de inserir tabelas no Word 2010

Leia o Artigo
Em mais um artigo da série - Como utilizar o Office 2010, dessa vez é hora de abordar as tabelas. Tanto tabelas criadas a partir do próprio Word 2010 e também tabelas com funcionalidades do aplicativo Excel do pacote Office 2010. Para quem não sabe ou tem dificuldade as tabelas fazem parte das funcionalidades da guia "Inserir" do Word 2010 e servem para organizar informações correspondentes em linhas e em colunas.


Tabela


I. Selecionando colunas e linhas 

Para inserir uma tabela qualquer de um modo simples basta clicar no botão Tabela e passar o mouse sobre o quadro correspondente ao número de linhas e colunas desejado.

Inserir Tabela no Word 2010

II. Modo "Inserir Tabela"

Clicar no item do menu Inserir Tabela é a segunda forma de colocar tabela, uma janela se abrirá e você poderá selecionar a quantidade de linhas e colunas desejadas, como também configurar a largura de coluna.

Inserir Tabela pelo menu

III. Modo "Desenhar Tabela"

Para desenhar tabela manualmente é necessário mais atenção, ao clicar no item do menu Desenhar Tabela um painel de ferramentas Design auxiliará com uma série de personalizações possíveis. Com esta ferramenta você deverá inserir manualmente através do mouse blocos que irão formar as colunas e linhas para que a tabela seja formada. Você poderá aplicar manualmente variadas opções de estilo, sombreamento, cor de linha e bordas personalizadas. Portanto a opção Desenhar Tabela deverá ser utilizada para criar tabelas ao seu gosto.
Desenhando Tabela

IV. Convertendo Texto em Tabela

A terceira forma de criar tabela é a partir de um texto já criado no documento, você deverá selecionar o texto e clicar no item do menu Converter Texto em Tabela... Esta é uma opção muito pouco utilizada devido os usuários já planejarem suas tabelas antes da criação mas vale lembrá-la.

V. Modo "Planilhas do Excel"

Tabelas de Excel pré-definidas no Word 2010 são necessárias para utilizar algumas funcionalidades que o Microsoft Excel propõe. Para inserir esse tipo de tabela clique na opção Planilha do Excel e você poderá regular o tamanho e utilizar as funções da planilha personalizada.

Tabelas como planilhas do excel

VI. Modo "Tabelas Rápidas"

Esta última forma de criar tabela serve para otimizações rápidas e personalizadas. Se você não quer ter o trabalho de criar tabela das formas anteriores poderá escolher uma tabela pré-definida tanto na questão de formatação e personalização de estilo. Para inseri-las basta escolher a opção Tabelas Rápidas do menu e selecionar a desejada.
Tabelas personalizadas

Portanto são 6 formas de construir tabelas no Word 2010, escolhe a melhor maneira mais eficiente para você.

2 comentários:

  1. Ao criar a tabela, a mesma não sai na impressão. Como imprimir a tabela com os dados?

    ResponderExcluir
  2. Faça personalização da tabela com cores de preenchimento e bordas.

    ResponderExcluir