Como inserir e personalizar Bordas no Word 2010

Leia o Artigo
Continuando a série - Como utilizar o Office 2010, abordarei as tarefas necessárias para inserir e personalizar bordas nos documentos criados no Word 2010. Primeiro, você deve saber que existem 2 tipos de bordas: de texto e de página. As bordas fazem parte das funcionalidades da guia "Layout de Página" no Word 2010 e possuem diversas variações e personalização possíveis.


Para criá-las acesse a guia Layout de Página do Word e em seguida procure o grupo Plano de Fundo da Página.

Ao clicar nesse botão você visualizará a janela Bordas e Sombreamento. Nela estão contidas as abas Bordas, Bordas de Página e Sombreamento que possibilitam personalizar as bordas em diversas maneiras.

Bordas de Página

Para inserir bordas na página você possui diversas finalidades disponíveis como definição, estilo, cor, largura, arte e muito mais detalhes a serem personalizados. Lembrando que essas bordas serão inseridas em volta de toda a folha do documento.

Exemplo

Perceba que é possível personalizar as bordas de página pela boa quantidade de recursos existentes, agora é com você, abuse da sua criatividade para criar excelentes bordas.

Bordas de Texto

As bordas personalizadas em volta do texto são criadas a partir da aba Bordas da janela Bordas e Sombreamento
Exemplo

Portanto é bem diferente tratar as bordas que circulam o texto e a folha do documento inteiro. Ambos possuem quase os mesmos recursos, uma das diferenças é que a borda de texto não possui o item Arte que faz parte da guia Bordas de Página. A personalização da  aba Sombreamento se aplica somente às bordas de texto.

Um comentário:

  1. Muito bom a dica gostei. Queria era saber mais sobre como aplicar bordas em apenas uma página a minha escolha

    ResponderExcluir