Scroll Top

Como Configurar Margem de Acordo com as Normas ABNT

Em mais um tutorial da série Como utilizar o Word 2010, abordarei a questão da configuração das margens da abnt para um documento criado no Word 2010. A principal preocupação que você deve tomar é com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que determina, através de um manual, uma série de normas a cumprir nos documentos criados no editor de texto Word, umas dessas normas trata a questão da margem a ser estabelecida nas páginas do programa. Segundo a norma o papel deve ser branco, com formato A4 (21,0 cm x 29,7cm). As páginas devem apresentar margem esquerda e superior de 3,0 cm, direita e inferior de 2,0 cm.

 

No seu trabalho acadêmico você deverá configurar as margens de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT. Então siga o tutorial. No seu Word 2010 navegue para a guia Layout da Página, no grupo Configurar Página clique no botão Margem.

 

Configurar margem no word 2010
Margens do word 2010
Clique em Margens Personalizadas… , na janela Configurar Página vá até a aba Margens e insira os valores das margens Superior, Esquerda, Direita e Inferior de acordo com as normas. A orientação da página deve manter como Retrato para que o documento fique na posição vertical. Um outro detalhe importante é a Medianiz, esta opção serve para atribuir um espaço extra no documento para receber a encadernação, logo se você for encadernar deve inserir pelo menos 1cm, mas quanto maior o espiral da encadernação maior deverá ser a Medianiz.
Margens
Na aba Papel configure o Tamanho do papel como A4, largura igual a 21 cm e altura igual a 29,7 cm. Se a opção A4 não estiver disponível não se preocupe configure somente largura e altura como citado, não haverá problema.
Aba Papel
Feito todas as configurações como explicado anteriormente seu documento estará de acordo com as normas técnicas de margens da ABNT. Clique em Ok para confirmar as alterações. Caso você queira ser um Expert em normas ABNT é imprescindível investir no Ebook Como fazer Monografia e deixar seu trabalho perfeito para ser apresentado e analisado e tirar a nota máxima!
PS: Muitas pessoas estão perguntando como deixar o computador em perfeitas condições de uso sem contratar técnicos e gastar menos dinheiro com peças e manutenção. A única forma que encontrei de ser independente na informática você conhecerá Clicando Aqui

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

5 Comentários

  1. Anonymous disse:

    Obrigado pelo auxilio, não lembrava como proceder nesse recurso a um bom tempo…

  2. Unknown disse:

    Muito obrigada!!! Me auxiliou bastante!

  3. vlw me ajudou muitão mano

  4. D13G1NN disse:

    Obrigado pela dica.
    Sempre temos que estar atentos as normas da ABNT, principalmente em trabalhos acadêmicos.
    Tenho tomado muito cuidado para ferir dessas normas durante minhas aulas de word no curso adv, http://www.cursoadv.com.br

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

CommentLuv badge