Como criptografar arquivos e pastas

Uma solução que ajuda a reduzir a possibilidade de roubo de dados é criptografar arquivos confidenciais usando o EFS (Sistema de Arquivos com Criptografia) para aumentar a segurança de seus dados. Criptografia é a aplicação de um algoritmo matemático que torna os dados ilegíveis aos usuários que não possuem a chave exigida. O EFS é uma tecnologia da Microsoft que lhe permite criptografar dados em seu computador e controlar quem poderá descriptografar ou recuperar os dados.

Vamos supor um exemplo em uma empresa, alguns usuários viajam com computadores portáteis, usados sem a proteção física das empresas, em instalações de clientes, aeroportos, hotéis e em casa. Isso significa que dados valiosos geralmente ficam fora do controle desta empresa. Um usuário não autorizado pode tentar ler os dados armazenados em um computador desktop. Um computador portátil pode ser roubado. Em todas essas situações, pessoas mal-intencionadas podem ter acesso a dados confidenciais da empresa. Ou seja, se tiver dados sigilosos ou confidenciais, você poderá impedir que outras pessoas os vejam usando a criptografia sendo em casa ou no trabalho.


Processos Existentes

A criptografia é o processo de conversão de dados em um formato que outros usuários não conseguem ler. Depois que o usuário criptografar um arquivo, ele permanecerá criptografado automaticamente sempre que for armazenado em disco.


A
descriptografia é o processo de conversão de dados do formato criptografado novamente em seu formato original. Depois que o usuário descriptografar um arquivo, ele permanecerá descriptografado sempre que for armazenado em disco.

O Windows XP Professional permite que você proteja arquivos e pastas usando o EFS. O EFS criptografa os dados em arquivos e pastas selecionados. Por estar integrado ao sistema de arquivos, o EFS é fácil de ser gerenciado, difícil de ser atacado e transparente ao usuário. Isso é útil principalmente para a proteção de dados em computadores vulneráveis a roubo, como no caso dos computadores móveis.

Para criptografar um arquivo ou pasta usando o EFS faça o seguinte:

Abra o Windows Explorer. Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta que deseja criptografar e, em seguida, clique em Propriedades.Na guia Geral , clique em Avançado. Marque a caixa de seleção Criptografar o conteúdo para proteger os dados e, em seguida, clique em OK.


Para Desfazer a criptografia faça o mesmo procedimento mas desmarcando a opção Criptografar o conteúdo para proteger os dados.





Cursos na Área de Informática para Qualificação
Comentários
10 Comentários

10 Comentários:

Bruno F. de Mattos disse...

Bom blog e com conteúdos organizados!
Parabéns e sucesso!
Forte abraço!

Renan disse...

Tenho uma espécia de "pasta" de um jogo. É um arquivo formato PCK. Existe programas para abrí-lo, como mecho com servidor de jogos, eu preciso saber se funciona a criptogração nesse arquivo? Preciso saber pra ninguém roubar os gráficos do meu jogo.

Diego Alves disse...

Você pode armazenar em uma pasta específica e criptografá-la como no tutorial acima.

Renan disse...

Eu fiz isso, mas meu amigo conseguiu extrair o arquivo de outro computador. Portanto não parece funcionar

Estudos & CIA disse...

Muito bom o Artigo. Vou visitar mais vezes esse site. Continuem assim. Abraços

japa disse...

Testei e nao funcionou muito bem.

Aconselho o Makrolock para criptografar arquivos, pastas e pendrive

jj. disse...

QUERO DESCLIPTOGRAFAR UM ARQUIVO DO MEU IRMÃO QUE FALECEU A 2 SEMANA e tem um docie COMO POSSO FAZER ISSO.

Arth Informática disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas

Luiz disse...

o meu problema e esse mais a pasta sumiiiu do desktop como eu faço pra achar éla ?

Luiz disse...

A pasta que ta criptografada sumiiu do desktop , como eu faço pra achar ela ??????

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

//bitly