Scroll Top

Como compactar e descompactar arquivos, pastas e volumes

Além de compactar arquivos e pastas, você pode compactar um volume inteiro. Geralmente, isso aplica-se a grandes volumes de armazenamento de dados que contêm dados arquivados. Como esses dados são raramente usados, a compactação poupa espaço e permite um armazenamento maior de conteúdo no volume. Só não esqueça que o Windows XP não pode compactar arquivos abertos, você deve verificar se os arquivos estão fechados antes de tentar compactá-los.

Para compactar um arquivo ou uma pasta usando a compactação NTFS você deve seguir os seguintes passos:


No Windows Explorer do seu computador, clique com o botão direito do mouse no arquivo ou na pasta a ser compactada e, em seguida clique em Propriedades. Na guia Geral, clique em Avançados. Você visualizará a janela Atributos Avançados.


Selecione Compactar o conteúdo para economizar espaço em disco e clique em OK. Preste atenção, se você selecionar uma pasta, uma caixa de diálogo será exibida perguntando se você deseja aplicar a compactação à pasta ou também ao seu conteúdo.

OBS Por padrão, somente os arquivos no diretório raiz do volume são compactados automaticamente. Para que o Windows compacte todas as pastas em uma unidade, selecione Aplicar as alterações a esta, subpastas e arquivos na caixa de mensagem exibida.


Fique atento para os detalhes a seguir que devem ser lembrados ao trabalhar com arquivos e pastas compactados:

- Se você criar um novo arquivo em uma pasta compactada, ele será compactado.

- Se você copiar um arquivo para uma pasta compactada, ele será compactado.

- Se você mover um arquivo a partir de um volume NTFS diferente para uma pasta compactada, o arquivo será compactado.

- Se você mover um arquivo para uma pasta compactada no mesmo volume NTFS, ele irá manter todas as configurações de compactação originais e não será compactado automaticamente.

- Se você mover um arquivo compactado para uma pasta descompactada no mesmo volume NTFS, o arquivo irá manter o atributo compactado. Entretanto, se você mover um arquivo compactado para uma pasta descompactada em outra partição NTFS, o arquivo perderá esse atributo.

Sobre o autor | Website

Diego Alves é Tecnólogo e Empreendedor Digital, fundou o ComputerDicas em 2008 com o objetivo de ensinar as pessoas na internet.

3 Comentários

  1. Catarino disse:

    Olá, vim agradecer sua visita ao meu blog.
    Já somos amigo no dihitt, informo que favoritei você no blogblogs se quiser retribuir fico agradecido.
    Abraço

  2. Cauê disse:

    Obrigado pela dica estava precisando mesmo!!!

  3. Anonymous disse:

    ñ conseguir fazer o negócio ai mais tá bom

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

CommentLuv badge