Primeiramente existem 2 formas de acessar a caixa de diálogo Propriedades de vídeo:



- Clique no Menu Iniciar, acessar Painel de controle e depois em Vídeo.

Ou

- Clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto da área de trabalho e depois clique em Propriedades.

Para alterar a resolução de vídeo é necessário navegar até a aba configurações.



Resolução de tela é o tamanho da tela de vídeo medida em pixels e a quantidade de cores que podem ser exibidas nela. Uma resolução de tela comum é 1024 × 768 pixels e True Color (32 bits). Isso significa que o dispositivo de vídeo está exibindo 1.024 pixels horizontalmente e 768 pixels verticalmente e milhões de cores. A resolução de vídeo mínima para o Windows é 640 × 480 pixels com 256 cores, mas ele pode exibir resoluções muito mais altas, como 1600 × 1200 com milhões de cores, dependendo do monitor e do adaptador de vídeo do computador. Certos tipos de monitores, como as telas LCD usadas para laptops, têm uma resolução de tela ideal conhecida como resolução nativa. Para obter a melhor exibição você pode configurar o hardware de vídeo para usar a resolução nativa.

É importante também entender a Taxa de atualização que é a freqüência com que a tela de vídeo é reconstituída para impedir que a imagem fique trêmula. A área de imagem inteira da maioria dos monitores é atualizada aproximadamente 60 vezes por segundo. Você deve salientar que uma freqüência de atualização maior reduz a tremulação na tela, mas se você escolher uma configuração muito alta para o monitor, poderá inutilizar o vídeo e danificar o hardware. Nunca altere a taxa de atualização a menos que tenha certeza de que o problema esteja nela.

Para alterar a frequência de atualização da tela basta clicar no botão Avançadas na mesma aba configurações e em seguida navegar para a aba Monitor. Basta selecionar uma nova taxa de atualização. Este é recurso que depende do hardware instalado no seu computador.


Você pode clicar em qualquer uma das guias e alterar as configurações de vídeo conforme preferir. Também pode acessar uma breve descrição da função de vários elementos de tela em cada guia clicando com o botão direito do mouse na configuração em questão e depois clicando em O que é isto?.

2 Comentários:

  1. mais eu nao to conseguindo arrumar a minha resolucao o qe eu tenho q baixar pra arrumar?

    ResponderExcluir
  2. Leo, verifique se o driver de vídeo está corretamente instalado no Gerenciador de dispositivos, esse é o primeiro ponto a considerar, sel você não conseguirá alterar de maneira aperfeiçoada a sua resolução para qualquer tamanho de monitor que você for usar.

    Obrigado pela sua visita!

    ResponderExcluir