Utilizando comando ping no prompt

Leia o Artigo
O Ping é o utilitário de linha de comando do TCP/IP usado para solucionar problemas de conectividade de rede. Ele verifica as conexões em um ou mais hosts remotos para determinar se um determinado sistema IP em uma rede é funcional. O TCP/IP possui no seu conjunto o protocolo ICMP para a manutenção dos endereços IP com o objetivo de relatar erros e permitir a conectividade simples. Se o teste de Ping falhar, ele poderá retornar uma das seguintes mensagens de erro:



- Host de destino incassível. Esta mensagem de erro indica que há um problema no roteamento entre o seu computador e o host remoto.
- Nome de Host desconhecido. Esta mensagem de erro indica que nenhum dos mecanismos de resolução de nomes(DNS) reconhece o nome que você digitou. É necessário verificar o nome de host que foi digitado, pois ele possa não existir.
- Esgotado o tempo limite do pedido. Esta mensagem de erro indica que pelo menos um dos mecanismos de resolução de nomes(DNS) reconheceu o nome, mas o destino não reconheceu a solicitação ou não a respondeu.

O Ping também pode executar um teste de auto-retorno no computador que está sendo executado. No prompt de comando, digite ping 127.0.0.1 ou ping loopback. Se o teste de auto-retorno falhar, há um problema com a configuração IP.

Para utilizar o comando ping:

Clique em Iniciar, depois clique em Executar, em seguida digite cmd. O prompt aparecerá e digite o comando ping, dê um espaço, digite o IP e aperte Enter.

Exemplo:Se não houver nenhum problema, a resposta ao comando será parecida com esta:

Qualquer dúvida entre em contato.

16 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Eu tenho uma dúvida.
    Como faço prá testar duas conexões simultaneas(duas discadas) usando o comando ping?
    Ex. Eu conecto dois modens para o mesmo servidor (crescenet):

    Primeiro: Linha 1
    Segundo Linha dois (que por ser a ultima é a conexão ativa)

    mas quando vou usar o comando ping, ele só funciona na primeira conexão, ou seja, na conexão ativa ele não funciona. Como faço prá testar as duas ao mesmo tempo?

    MOtivo: Quero deixar as duas conexões ativas, sem risco de cair a conexão.

    Desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano,

    Acho que está meio confuso isso, primeiro porque não é necessário duas conexões estarem ativas.

    Segundo, como você está executando o comando ping?

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    Eu uso assim:

    comando cmd

    ping -t numero do servidor

    Eu conecto duas linhas telefonicas por causa do crescenet (eu ganho dinheiro usando o crescenet).

    Daí eu faço o seguinte:

    01 - Conecto com a primeira linha.
    02 - Conecto a segunda linha.
    03 - uso o ping para deixar as linhas ativas (para não deixar cair a conexão).

    Mas, o comando ping só verifica a primeira conexão (primeira linha telefonica conectada). Eu queria que ele analisasse as duas ao mesmo tempo, já que, o numero do servidor é o mesmo nas duas conexões.

    Cada conexão usa um modem diferente.

    A minha dúvida é: Porque o comando ping só está verificando a primeira conexão, se o numero do servidor é o mesmo para as duas conexões?

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciano,

    Agora acho que está mais esclarecido.Bom, agora entendi que você quer utilizar duas conexões de telefone ao mesmo tempo, eu confesso que nunca vi isso. Mas com relação ao ping, é muito óbvio, o comando ping verifica justamente a conexão que lhe faz ter acesso a internet.Porque na verdade só é uma conexão que faz isso e não 2 ao mesmo tempo.Isso quer dizer que ou você tem que usar uma ou a outra.Pois o comando ping verifica a conexão existente em uso independente de quantas conexões você tiver aí na sua máquina.É por isso que não é possível o que você pretende, o comando ping lhe fornecerá dados da conexão que está usando para acesso a internet. Eu espero ter ajudado, nova dúvida só retornar.

    ResponderExcluir
  5. Preciso de uma indicação para usar um discador, e gostaria de saber se existe algum programa que "engane" a conexão discada, para ela não cair.

    ResponderExcluir
  6. Não Márcia! Conexão discada é imprevisível mesmo, pode cair a qualquer momento! Também é importante verificar se o cabo de telefone que vai ao modem do computador está bem encaixado.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Tenho o mesmo problema do usuário Luciano, preciso manter 3 conexões ativas (evitar que elas caiam por inatividade). Existe algum macete ou programa que me ajude nesse procedimento?

    ResponderExcluir
  8. Prezado rafael:

    Eu encontrei a solução numa comunidade do orkut. Por um simples comando do próprio windows vc resolve o problema. Eis o link:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=6348487&tid=2541499723689462490&kw=multiras&na=2&nst=15

    ResponderExcluir
  9. Oi eu tenho uma duvida como eu navego na internet no Prompt de comando do Windows XP.

    ResponderExcluir
  10. O prompt de comando não é para navegar na internet.

    ResponderExcluir
  11. como faço para escanear meu computador pelo cmd?
    agradeço a resposta

    ResponderExcluir
  12. O prompt de comando não serve para escanear computador.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkk


    eu riiiiiiii o povo querendo acessar a internet pelo cmd
    e o outro querendo scanear o pc
    kkkkk


    CMD multiuso agora navegador e antivirus kkkk EU RI

    se cmd service pra isso niguem usaria antivirus nem navegador

    ResponderExcluir
  14. na verdade pode escanear sim... quem disse que não pode e ainda zombou da pergunta é um idiota arrogante. Digite chkdsk para fazer verificação de erros na pasta system32 do windows. navegar na internet realmente não tem como, mas escanear pode sim.

    ResponderExcluir
  15. A palavra scanear é abrangente e subjetiva. Se o scaneamento é pela procura de erros o Scandisk está correto, porém se a busca é para vírus não resolve.
    Quanto a navegação creio que é impossivel, pois não há elementos gráficos no prompt, porém para acesso a internet poderia ser usado o cliente Telnet.

    ResponderExcluir