Entenda as máscaras de rede

Para entender melhor como é feita a comunicação entre os computadores em uma rede explico o que a máscara de rede é capaz. Já foi explicado em outros posts que existem 3 principais classes de Rede:



Classe A cuja máscara de Rede é: 255.0.0.0

Classe B cuja máscara de rede é: 255.255.0.0

Classe C cuja máscara de rede é: 255.255.255.0

Agora você pergunta: O que isso quer dizer??

Basicamente o endereço IP é dividido em 2 partes: A primeira parte identifica a rede à qual o computador está conectado, ou seja, onde os números 255 se localizam e a segunda identifica o host dentro de uma rede, ou seja, onde os números 0 se localizam. Isto quer dizer que as configurações de máscara devem ser idênticas em todos os computadores de uma rede. Por exemplo, se uma máscara de rede for 255.255.255.0, significa que os primeiros três conjuntos de números do endereço IP devem ser idênticos.


Exemplo: Os IPs 192.168.1.64 e 192.168.1.56 podem se comunicar entre si, mas porque isso?
R: Devido os 3 primeiro números de IP serem idênticos, isto siginifica que utilizam a máscara de rede 255.255.255.0 e podem se comunicar entre si.

Agora o IP 192.168.11.4 não pode se comunicar com os 2 IPs citados acima devido o 3° número ser diferente dos demais IPs, isso significa que este IP é de outra rede que esteja com a máscara 255.255.255.0. Ou da mesma forma, a máscara de rede poderia ser 255.255.0.0, do mesmo jeito não poderia se comunicar.

Entenda que existem várias redes com a mesma máscara, este foi um exemplo de como mostrar que é possível configurar várias redes com o mesmo tipo de máscara, somente o que irá diferenciar essas redes serão os números que identificarão a rede e o host da máquina.

Espero que tenha entendido bem, se você gostou dessa dica assine os feeds e receba muito mais dicas no seu email.
Share on Google Plus

Sobre ComputerDicas

Diego Alves é Criador e Fundador do ComputerDicas, Tecnólogo e Blogueiro no seu tempo livre.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

7 Comentários:

  1. Parabéns pela matéria, por essa e outras to te enviando um Selo, passa la no http://quebragalhovirtual.blogspot.com/ e da uma olhada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Simples e fácil de entender, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Raphael

    Cara muito bom, me ajudou aqui na empresa com alguns computadors onde trabalho porém tenho alguns problemas que são extremamente dífíceis
    que gostaria que vc me ajudasse se possível postar o seu e-mail ou no meu blog ou no aqui no seu

    Grato.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafael, fico feliz em poder ajudá-lo. Nosso email é computerdicas@hotmail.com (somente para email).

    ResponderExcluir
  5. Jayni

    olá, gostei muito da sua materia é facil de entender. Parbéns!!
    como faço para ver outras aulas sua?

    ResponderExcluir
  6. Olá Jayni, ao lado e abaixo de cada artigo apresento os mais diversos assuntos. Basta você navegar pelos tópicos e pelos artigos recentes.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir